
A semana santa é uma semana cuja igreja católica reserva dedicada a vida de Jesus Cristo, que foi perseguido no deserto durante 40 dias e 40 noites, o que hoje conhecemos como quaresma, e após este período Jesus foi julgado pelos Judeus da época e condenado à cruz, onde morreu a pós três dias de sua morte, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e fez-se verdade aquilo que os profetas diziam no antigo testamento, ou seja, o que os profetas profetizavam milhares de anos antes da vinda de Cristo ao mundo.
A semana santa é a semana que antecede o domingo de páscoa e tem todo um significado especial para os católicos, pois nesta semana é quando os fieis se reúnem em oração para relembrar de forma triste a morte de Jesus Cristo, sabendo que depois de três dias, já no domingo de páscoa ele ressurgiria como redentor do mundo, completando assim a sua missão como homem, dando sua vida pela redenção dos pecadores que estão no mundo.
Entenda o que acontece na semana santa:
Durante a semana santa ocorrem diversas missas, procissões e costumes de acordo com cada paróquia (igreja católica) organiza, exceto nos últimos três dias da semana santa.
Quarta feira santa: É quando ocorre a missa dos santos óleos. Ocorre uma santa missa com a participação de todos os párocos ou ao menos um representante de cada paróquia pertencente àquela arquidiocese ou diocese. A santa missa é presidida pelo Arcebispo ou Bispo de cada região. Durante a missa são entregue os óleos do Crisma, dos Catecúmenos e também dos Catequisandos, que serão também utilizados durante o ano todo.
Quinta feira santa: É a missa do lava pés. O sacerdote reúne doze homens e realiza o mesmo gesto que Jesus Cristo realizou antes de sua morte, lavando e beijando os pés de seus apóstolos, simbolizando então exatamente como a bíblia nos prega. É a missa também onde ocorre a transição do Santíssimo Sacramento, ou seja, o corpo vivo de Jesus Cristo eucarístico é transladado de dentro da paróquia para ou outro local reservado, geralmente para o salão paroquial de cada igreja.
Sexta feira santa: É o único dia em todo ano onde não há missa, não há batizado, crisma nem nenhum tipo de sacramento. É o dia em que a igreja celebra a morte de cristo. Há uma celebração que ocorre geralmente às 15:00 que foi a hora que Jesus foi morto segundo a bíblia. Há também uma encenação de como foi a condenação de cristo, e em um determinado momento desta celebração, o sacerdote se desnude de suas vestes e túnicas, simbolizando o luto oficial da igreja, e o sacerdote também se prostra diante do altar, que fica também sem nenhum tipo de toalha, simbolizando também o luto. É a celebração onde há também a exaltação da santa cruz, onde a cruz de cristo é desnudada pelos panos que a cobria durante a quaresma, e o sacerdote diz por três vez: EIS O LENHO DA CRUZ, e os fiéis respondem: NO QUAL PENDEU A SALVAÇÃO DO MUNDO.
Após este ritual, os fiéis de um em um, beijam os pés da cruz de cristo.
Sábado santo: O sábado santo é o ultimo dia deste tríduo da morte de cristo. É quando ocorre a renovação do batismo pelos fiéis e também a benção do fogo novo, simbolizando a ressureição de cristo ou seja, a luz nova que clareia a vida dos fiéis seguidores dele. É acesso também o círio pascal, que é uma vela de tamanho grande que será utilizada em todos os batizados e crismas da paróquia durante todo ano.
Domingo de páscoa: Domingo de páscoa é a data mais importante no calendário católico, pois é o dia que simboliza exatamente a ressureição de Jesus Cristo e sua volta triunfante por cima de todo o mau e de todo o pecado. A igreja está em festa e louva e dá glória a Deus por ter enviado o seu filho único para a salvação do mundo.