O que é agorafobia?


As fobias podem ser muito mais variadas do que as pensão, por conta de que muitas vezes elas são caracterizadas por um medo persistente, sendo muito mais do alem do normal. Este tipo de sensação pode se manifesta numa grande quantidade de situações, sendo ela as mais diversas onde o medo toma conta e faz com que a pessoa perca completamente o controle e os sentidos.



Assim os medos podem variar de acordo com a sua “base”, sendo que a agorafobia é o medo que a pessoa tem de situações que ela não ve nem um tipo de possibilidade de fuga ou também de ser salva, isso caso aconteça alguma coisa. Ela se caracteriza pelo medo de sentir medo de determinadas situações. Geralmente ela tem o seu pico em passarelas, pontes, avenidas largas ou rodovias, túneis, teatros, elevadores, sozinho em casa, avião, viajando de ônibus, medo de multidões entre outros.



Ela tem uma relação praticamente que direta com a síndrome do pânico fazendo com que a pessoa que sofra do mesmo tenha muita dificuldade de sair de casa e passar por algum tipo de mal no lado de fora. Geralmente este mal vem por conta de que um possível quadro depressivo, onde muitas vezes pode vir por conta de situação de pânico, como uma espécie de trauma.



Existe uma grande proximidade da agorafobia com a síndrome do pânico, onde os dois podem acontecer ao mesmo tempo, porem a agorafobia sem a síndrome do pânico é bem complicada de existir. As pessoas com esse transtorno pode mudar muito os seus hábitos de vida, sem contar que elas dependem muito de outras pessoas que podem vir a servir de válvula de escape para o mesmo.



O tratamento para o mesmo é completamente psicoterápico, onde são ministrados remedos que não atuam no medo e sim no modo em que você enxergar as coisas, digamos que na forma em que o seu cérebro pode funcionar. Então sempre é muito importante que seja procurado as mais variadas possíveis formas de tratar, para que o medo não chegue a tomar tanto conta das pessoas assim e também para que ajude em uma recuperação mais rápida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...