Frases de Caio Fernando de Abreu



Depois da grande popularidade que ele teve nas redes sociais, ficou muito mais simples de conhecer o trabalho do grande escritor Caio Fernando Loureiro de Abreu, mais conhecido como Caio Fernando de Abreu. Ele nasceu na cidade de Santiago no ano de 1948, sendo que ele foi um grande dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro, sendo um dos mais famosos de todos os tempos. Ele iniciou o seu estudo em Letras e Artes Cênicas na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Foi no ano de 1968, ele veio a ser perseguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), porem ele se escondeu no sitio de uma amiga no interior de São Paulo, sendo que dois anos mais tarde ele foi para a Europa, onde acabou morando na Espanha, Suécia, Inglaterra, França entre outros paises. Apenas em 1974 ele voltou para o Brasil, sendo que foi no ano de 1994 que ele se descobriu portador do vírus HIV.

Porem ele já era conhecido pelos seus livros, pensamento que sempre fazem muito sentido, falando sobre medo, morte, angustia, solidão entre outros assuntos. Ele veio a falecer no dia vinte e cinco de fevereiro de 1996 no Hospital Mão de Deus em Porto Alegre, mesmo dia em que Mario Andrade nos deixou. Seus pensamentos e frases ainda estão muito fortes

- “Desnecessário é sofrer por alguém que você sabia que nunca iria dar certo.”

- “Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outros amores. E outras pessoas. E outras coisas.”

- “De cada dia arrancar das coisas, com as unhas, uma modesta alegria; em cada noite descobrir um motivo razoável para acordar amanhã.”

- “Às vezes a gente vai-se fechando dentro da própria cabeça, e tudo começa a parecer muito mais difícil do que realmente é.”

- “Eu acho que a gente não deve perder a curiosidade pelas coisas: há muitos lugares para serem vistos, muitas pessoas para serem conhecidas. Tudo isso estimula a gente, clareia a cabeça, refresca.”

- “Acham que eu estou realmente bem, que tenho mesmo condições de segurar a minha barra sozinho. Isso me deixa ainda mais confiante.”

- “Eu estava entendendo tanto todas as coisas, e tudo principalmente que é de dentro das pessoas – assim como uma piedade amorosa, uma piedade cúmplice e também parceira de pequenas dores (ou grandes talvez), procuras, tentativas, quedas, quebras.”

- “Às vezes o que parece um descaminho na verdade é um caminho inaparente que conduz a outro caminho melhor. As vezes não. O que a gente pode fazer é dar crédito ou não à pessoa. Frequentemente não vale a pena. Frequentemente, vale.”

- “Eu gostaria de ter conseguido olhá-los no fundo dos olhos, de ter visto neles qualquer coisa como compaixão, paciência, tolerância, ou mesmo amizade, quem sabe amor."

- “Mas você não suporta a doença e a morte a seu lado (embora elas estejam dentro de você).”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...