Corpo lúteo na gestação


É fato de que durante uma gestação tem uma grande quantidade de processo que podemos encontrar, onde eles podem ser encontrados desde a formação dos espermatozóides e dos óvulos, até mesmo o desenvolvimento do embrião. Então para que tenha uma noção o corpo lúteo é uma estrutura que é formada dentro do organismo feminino, sendo que ele tem funções hormonais que envolvem o inicio da gestação, onde ele ajuda a maturação e divisão do óvulo já fecundado.

Os hormônios produzidos pelo corpo lúteo nada mais são do que o estrogênio e progesterona, sendo os dois fundamentais para a manutenção da gravidez, sendo que isso já começa a acontecer depois do inicio da ovulação. Essa estrutura se faz presente durante os seis primeiros meses após a fecundação, que é quando ele ainda produz os hormônios, sendo que após esse papel quem assume é o endométrio que já esta maturado e pronto para segurar o embrião.

Esses hormônios produzidos tem a função de fazer com que o endométrio da mulher não entre em processo de descamação, que é o que ocorre na menstruação, sendo que quando o embrião se implanta, ele manda sinais para as células do corpo lúteo, que deve ser sintetizado o hormônio da gravidez que é conhecido com HCG. Esse hormônio tem como função garantir a permanência do corpo lúteo, impedindo então com que ele se degenere e que também possa fazer a secreção de progesterona.

O corpo lúteo tem uma grande importância, de fazer com que os índices de hormônios nunca diminuam, sendo que assim faz com que o feto permaneça o tempo necessário para que o mesmo se desenvolva. Depois do quinto mês, o corpo lúteo praticamente fica inutilizável, por conta de que a placenta já esta instalada e assim faz a secreção de hormônios mantendo a segurança do feto.

Como você pode ver ele é de uma estrema importância para que a gravidez tenha o seu percurso natural e prolongado, assim fazendo com que o bebê tenha todas as garantias de desenvolvimento e mantendo uma gestação mais saudável possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...