Material de estudo de gramática para concursos públicos


Atualmente quase todo mundo está em busca de um emprego estável, e isso é possível após a aprovação em um concurso público. Como a concorrência é grande, quem estuda mais, tem maior chance de ser classificado e convocado.

Quase todos os concursos públicos, exigem entre as matérias constantes no edital a matéria “Português”, e o que mais cai nas provas são as regrinhas básicas e chatas de gramática. Para estudar esse tipo de regra é fácil, porém muita gente não gosta de gramática, o que pode garantir ao candidato que estudou essa matéria pontos a mais.

Para quem vai prestar um concurso que caia gramática, existem matérias que são importantíssimas que são: o uso dos porquês e a crase.

Ao estudar os porquês, existem regrinhas abaixo explicadas:

a) Por que (separado e sem acento): é usado em início de frases para verificar se o uso do mesmo está correto, basta substuí-lo por: “por qual motivo”, “por qual razão”, “pelo qual”, “pelas quais”.
b) Por quê (separado e com acento): deve ser usado isoladamente com interrogação ou no final de frases somado com o ponto interrogativo.
c) Porque (junto e sem acento): é usado quando ele pode ser substituído por “pois”. Normalmente antes desse “porque” aparece uma vírgula, um ponto e vírgula ou um ponto final.
d) Porquê (junto e com acento): é usado quando o mesmo pode ser substituído pela palavra “motivo”.

Para aprender o correto uso da crase é mais fácil decorar os casos em que a mesma não deve ser usada, abaixo estão os casos em que o uso da crase é proibido:

a) Antes de palavras masculinas (Exemplo: andar a pé)
b) Antes de verbos (Exemplo: prestes a sair)
c) Antes de pronome indefinido (Exemplo: chegar a uma conclusão; não conte isso a ninguém)
d) Antes de pronome do caso reto (Exemplo: peço a ela)
e) Antes de palavras no plural em sentido genérico (Exemplo: gostava de assistir a óperas)
f) Diante de palavras repetidas (Exemplo: cara a cara).

Assim, com as dicas acima, fica mais fácil o estudo do uso dos porquês e da crase. Agora é só ter paciência e estudar bastante, pois em concurso passa quem estuda mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...